XXVIII COPA NORDESTE DE CICLISMO 2016

XXVIII COPA NORDESTE DE CICLISMO 2016

Aracaju será a sede do ciclismo nordestino neste fim de semana

Em pleno ano de olimpíadas no Brasil, a cidade de Aracaju terá o privilégio de sediar pela terceira vez o maior torneio de ciclismo do Nordeste, a Copa Nordeste de Ciclismo, em sua vigésima-oitava edição, cuja dimensão espera receber as nove delegações estaduais para disputar o título, maior referência da região. O evento será realizado pela Federação Sergipana de Ciclismo, FSC, e supervisionado pela Confederação Brasileira de Ciclismo, CBC, em três dias intensos de competições, no período matutino dos dias 29, 30 de abril e 01 de maio, com provas de contrarrelógio individual, resistência e circuito, todas feitas na Rota de Fuga, na imediações do Aeroporto Internacional Santa Maria.

De acordo com Jairo Vieira, presidente da FSC, está prevista a participação de 270 pessoas, entre dirigentes e ciclistas para o certame, além do presidente da CBC, Luiz Vasconcelos. “Será uma ótima oportunidade para congregar os irmãos de ideal esportivo para celebração da prática extrema da velocidade sobre duas rodas”, assegura Jairo. “Toda federação anfitriã tem a missão de receber, hospedar e alimentar todas as delegações, mas no momento da competição a rivalidade vai acontecer e Sergipe será o meu grito”, concluiu o gestor, ansioso pelo tricampeonato, após 10 anos da conquista do primeiro.

“A Copa Nordeste de Ciclismo é realizada todos os anos no primeiro semestre e serve de termômetro para o movimento ciclístico da região, despertando novos talentos e suscitando a vocação em seguir carreira como ciclista profissional, além de movimentar o turismo local e o intercâmbio de troca de experiência especialmente entre os atletas”, enalteceu Gilvan Costa Cavalcante, vice-presidente da CBC, ex-presidente da FSC, lembrando que foi em várias dessas ocasiões que Sergipe viu e formou o ciclista Gideoni Monteiro, que irá representar o Brasil nas Olimpíadas Rio 2016 na modalidade Ciclismo Pista. “A copa serve para revelar muitos atletas e Sergipe já tem outros ciclistas para oferecer ao Brasil, como Victor Fernandes e Breno Morais”, concluiu Gilvan.

O Campeonato Sergipano de Ciclismo é composto de dez etapas e já realizou cinco provas – todas seletivas para a copa. “Essa foi a proposta para reforçar ao máximo a melhora do índice técnico e estimular a performance dos atletas, tendo em vista a necessidade de superarmos a segunda colocação das últimas edições”, disse Jairo. Para melhor segurança, a delegação será hospedada em hotel, como as demais, e será confinada para evitar atrasos e quaisquer outras distrações.

A Seleção Sergipana de Ciclismo está escalada com os seguintes ciclistas na categoria Elite: Hugo Lessa, Ueslei Souza, Andrei Costa, João Victor, Victor Fernandes e o reserva Vanderlan Alves. A categoria Júnior terá Ronald Lino e Moisés Pereira, a Juvenil terá Caio Melo e Cleverton Gomes, a Feminino Sandra Maria, Ana Géssica e Janiele Gomes, a Master A terá Jailson Silva, Roberto Souza e Nilton Soares, a Master B será defendida por Sergio Veloso, Jorge Ricardo, Pedro Silva, seguidos pela Master C com Jonatan Lima, Ricardo Hsu, Roberto Monteiro e a Veterano por José Adalberto e Osvaldo Dias. “Quase todos são experientes em copas, participam regularmente de provas nos estados vizinhos e estão bem destacados em suas categorias no campeonato sergipano”, disse José Marcelo Pereira, assessor de Imprensa da FSC. “É o que temos de melhor para o momento e mereceram o convite para representar o nosso estado”, pontuou.

A XXVIII Copa Nordeste de Ciclismo tem o patrocínio da Caixa e oferecimento da RR Bike, Ecociiclo Bike Shop, Setransp, Serigy, Água Mineral Dias Dávila, BTS Ambiental e Flora Fértil, além do apoio da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Juventude e Esporte, Sesi, Samu e Polícia Militar.

CURSO DE ARBITRAGEM

A FSC aproveitou o ensejo da Copa Nordeste em sua casa para realizar concomitantemente o Curso Básico de Arbitragem de Ciclismo, evento inédito em Aracaju, que será ministrado pela comissária internacional da União Ciclística Internacional, UCI, Elaine Silveira Sirydakis, cuja ocasião visa favorecer profissionais e estudantes da área de educação física ou interessados em compor o Colégio de Comissários para trabalhar nas provas de ciclismo do campeonato estadual. O curso terá a duração de quatro dias e compreenderá aulas teóricas e práticas.

VIVA A COPA NORDESTE DE CICLISMO!! QUE VENÇA A MELHOR SELEÇÃO!!