FINAL DA COPA BRASIL DE PARACICLISMO 2016

FINAL DA COPA BRASIL DE PARACICLISMO 2016

No próximo final de semana, Sergipe sediará a quarta e última etapa da Copa Brasil de Paraciclismo 2016 pela segunda vez, após o sucesso da edição 2015, ocasião em que reunirá mais de 200 pessoas, entre paraciclistas, técnicos, dirigentes de equipes e familiares. Nos dias 25, 26 e 27, Aracaju será o ponto de encontro dos paratletas brasileiros que sofrem de deficiência física e que virão com a missão de vencer na única fase da modalidade em terras nordestinas, após passagem por Araraquara (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São José (SC). Vale a pena prestigiar, pois cada ponto conquistado pode ser decisivo na busca pelo título brasileiro da temporada. A Copa Brasil de Paraciclismo 2016 – Troféu João Schwindt é organizada e realizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Federação Sergipana de Ciclismo (FSC).

De acordo com Jairo Vieira, presidente da FSC, esta etapa promete ser eletrizante. “Esta é uma oportunidade única, pois promove um encontro cujo foco vai além da cidadania e do esporte, honrando a fraternidade humana com a saudável disputa entre atletas que são portadores de deficiência física em vários graus de dificuldades”, disse o dirigente, cuja colaboração é relevante, inclusive por ele ter participado dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.
Participam da competição homens e mulheres nas categorias: Ciclismo C1, C2, C3, C4 e C5; Handbike H1, H2, H3, H4 e H5; Tricycle T1 e T2; e Tandem B masculino e feminino. Os grandes nomes do paraciclismo estarão presentes, com destaque para Jady Malavazzi categoria H3, Marcia Fanhani e Mariane Ferreira no Tandem B feminino. Sergipe será representado por Ulisses Leal, atualmente bi campeão brasileiro, Rayr Barreto quarto no ranking nacional, Alexsandro Santos, 3º geral no ranking do estado de Pernambuco, e do baiano Damião da Silva, campeão em 2015, todos filiados por Sergipe.
A programação do evento começará no dia 25, às 19h, com o lançamento do livro “Quem quer andar de Bicicleta”, sobre o paraciclismo no Brasil com a escritora e atleta Mariane Ferreira, o qual será apresentado durante o congresso técnico, a ser realizado no Hotel Real Classic, na Orla de Atalaia. Sábado, 26, às 8h, na rota de fuga, próxima ao Aeroporto Santa Maria, iniciarão as provas Contrarrelógio, com premiação. Às 16h, será oferecido aos paratletas um belo passeio à Orla Por do Sol. No domingo, 27, serão realizadas as provas de Resistência e a premiação dos campeões da Copa Brasil de Paraciclismo 2016 – Troféu João Schwindt.
REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA CBC
Concomitantemente à realização da Copa Brasil de Paraciclismo, será realizada a Assembléia Geral Extraordinária da Confederação Brasileira de Ciclismo, sábado, 26, às 14h, no Real Classic Hotel, evento com participação restrita entre a entidade máxima do País e todas as federações estaduais, cujas pautas tratadas devem impactar diretamente nas políticas de gerenciamento de todas as modalidades do ciclismo brasileiro e suas perspectivas.


CAMPEONATO SERGIPANO DE MOUNTAIN BIKE 2016
No domingo, 27, às 8h, na Fazenda Aroeira, em São Cristóvão, será feita a quinta e última etapa da temporada sergipana, com o Desafio Corrolô de Mountain Bike XCO, com a participação de mais de 100 ciclistas distribuídos em 12 categorias, entre elas, Elite, Sub-23, Sub-30, Master A e muito mais, inclusive para ciclistas iniciantes.
Uéslei Souza, o Will “bala”, já é campeão da categoria Elite, independentemente de qualquer resultado, pois com seus 55 pontos, supera com folga os 33 pontos de seu principal concorrente, João Victor. Atletas das demais categorias terão que voar baixo nas trilhas para ocuparem os cinco lugares do pódio dos melhores atletas do ano 2016. O Desafio Corrolô de Mountain Bike XCO entregará aos atletas medalhas de premiação, troféus até o quinto lugar e dinheiro até a terceira colocação, entregando o montante de R$5.200,00.